OS ARTIGOS

MAIS   QUENTES

DO MOMENTO!                 vOCê ENCONTRA                                                  AQUI

Lavar o cabelo com bicarbonato de sódio e vinagre funciona?

Uma mania tomou conta da cabeça das mulheres: lavagem com bicarbonato de sódio, finalizada por um enxágue de vinagre. Mas será que abandonar o xampu é saudável para os seus fios? Descubra a seguir.

 

 

Materias como essa tem varrido a internet
 

"Parece estranho, mas lavar o cabelo com bicarbonato de sódio e  vinagre de maçã (cidra) tem um resultado muito eficaz.

Eu comecei a lavar meu cabelo dessa forma há uns meses e o meu cabelo sempre fica muito limpo e com nenhum cheiro de vinagre quando ele seca.

 

O motivo para eu trocar o usual shampoo e condicionador pelo bicarbonato de sódio e vinagre de maçã (cidra), foi por ler a respeito da composição do shampoo e condicionador. Mais da metade eu não sabia o que era e eu estava colocando esses desconhecidos ingredientes no meu cabelo e couro cabeludo.

Confesso que no início fiquei com receio, mas resolvi testar. Na primeira semana meu cabelo ressecou um pouco e até pensei em parar de usar e voltar ao velho método. Mas resolvi insistir um pouco e reduzi a quantidade de bicarbonato de sódio. Meu cabelo melhorou do ressecamento.

 

Outra questão importante é que, tanto o bicarbonato quanto o vinagre são seguros para o meio ambiente. Além de terem um custo muito mais baixo que o shampoo e condicionador.

Então lá vai a receita:

  • 1 colher de sopa de Bicarbonato de Sódio em 1 copo de água (200ml);
  • 1 colher de sopa de Vinagre de maçã (Cidra) em 1 copo de água (200ml).

A forma de usar é a mesma que do shampoo e condicionador. Molhe o cabelo, aplique o bicarbonato e enxágue bem. Depois aplique o vinagre, deixe agir por alguns minutos e enxágue bem.

Pode utilizar frascos antigos de shampoo e condicionador para reservar o novo produto.

Coisas que você precisa saber:

 

Lavar o cabelo com bicarbonato não é a mesma coisa que shampoo, então, a sensação é de lavar com água. Não faz espuma. Mas use da mesma forma, esfreguando o couro cabeludo.

O mesmo acontece com o vinagre. A  sensação é de aplicar água no cabelo. Não é cremoso como o condicionador.

 

Quando o cabelo ainda está molhado, parece que não está sedoso, mas quanto ele seca, fica bem macio. Então, não julgue o resultado até o cabelo secar completamente.

Caso o cabelo fique ressecado, reduza um pouco a quantidade de bicarbonato da medida de água e se ficar oleoso, aumente um pouco a quantidade.

 

Cada tipo de cabelo pode responder diferentemente  ao uso desses produtos, por isso teste as quantidades até que fiquem adequeados ao seu tipo.

Para quem ficou interessado, não custa nada tentar!!

 
 
Como de fato eles funcionam

O bicarbonato de sódio age na remoção de gorduras e deixa os fios livres da oleosidade. Porém, como seu pH é alcalino, ele acaba abrindo as escamas dos fios. Aí que entra o vinagre na equação, com ph ácido, para ajudar a fechar as cutículas e manter os fios saudáveis e mais brilhantes. Mas o motivo principal da troca do xampu industrializado pelo caseiro é que, teoricamente, a primeira alternativa conteria substâncias cancerígenas responsáveis pela higienização dos fios, como lauril sulfato de sódio, lauril éter sulfato de sódio, lauril sulfato de amônio e lauril éter sulfato de amônio, também chamados de tensoativos.

 

O porém

Em nota oficial, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) concluiu que não haviam provas científicas que sustentassem as afirmações contra as substâncias tensoativas citadas e que, portanto, elas não se enquadram na lista das cancerígenas. Além do falso alarme, a alternativa com bicarbonato e vinagre não é a melhor opção para a lavagem dos fios. "A gordura é dissolvida na mistura de bicarbonato de sódio e água, então essa pequena parcela da sujeira será removida, mas as impurezas de outras origens como poluição e resíduos de produtos, que não são solúveis em água, vão continuar no couro cabeludo e no cabelo", afirma a cosmetóloga e engenheira química Sonia Corazza. Se usada todos os dias, em longo prazo essa mistura pode deixar o cabelo com grande acúmulo residual, trazendo como consequência descamação e em seguida queda e ressecamento dos fios. Já os xampus industrializados, além dos detergentes, também contam com fórmulas enriquecidas por nutrientes que fortalecem e hidratam, específicas para cada tipo de cabelo.

 

 
Meio-termo

Mesmo não sendo cancerígenos, os tensoativos apresentam potencial irritante à pele. "Eles são seguros para uso em produtos de enxágue imediato. Já no caso dos leave-ins, que ficam em contato com o corpo mais tempo, é indicado que a concentração não exceda 1%", explica a tricologista ortomolecular Sandra Assis Maia, da Clínica Capilar Alto Stima, em Goiânia. "Se for comprar um produto industrializado para fazer a limpeza completa dos fios, opte pelos que tenham o lauril éter sulfato de amônia, que é mais suave e menos irritante", aconselha a dermatologista Valéria Marcondes, de São Paulo. De qualquer forma é sempre bom checar a embalagem e, se não quiser correr riscos, optar por produtos orgânicos, que ficam no meio-termo entre o industrializado e o caseiro e têm menos chances de causar quaisquer desconfortos.

 

 

 

Texto: Redação M Mulher

http://editor.wix.com/html/editor/web/renderer/edit/8333a4df-f7dc-4d4a-a677-f963fbf5d25d?metaSiteId=40f86774-1932-4f79-9a86-db687df6eb75&editorSessionId=01FB500B-5B4A-45DD-8B64-4FE2018E6679

 

Texto: Renata Stark

https://viverdenovegetarianismo.wordpress.com/2012/11/29/lavando-o-cabelo-com-bicarbonato-de-sodio-e-vinagre-de-maca-cidra/

 

 

 

 

 

 

Please reload

CATEGORIAS DOS ARTIGOS

ULTIMOS POST'S

Por que o Blog existe

December 17, 2016

1/8
Please reload

OUTROS ARTIGOS
Please reload