OS ARTIGOS

MAIS   QUENTES

DO MOMENTO!                 vOCê ENCONTRA                                                  AQUI

Por que você precisa conhecer os seus Clientes

February 1, 2016

Você já se perguntou por que alguns clientes nunca mais voltaram ao seu salão de beleza? Apesar de não existir uma pesquisa oficial, arriscamos dizer que em 80% dos casos, o cliente abandona um salão por conta de um serviço mal executado. O que é muito triste, pois se os salões fizessem pesquisas de satisfação regularmente, certamente este índice seria diferente, afinal poderiam identificar pequenos problemas antes que estes se tornassem grandes.

 

Infelizmente, a grande maioria dos salões de beleza não se preocupam muito com a experiência (total) do seu cliente. Do momento em que ele liga para marcar um serviço até o pagamento, não se mede, não se pergunta e consequentemente, perde-se a chance de se diferenciar da concorrência.

 

Alguns donos de salão têm dificuldades em ouvir críticas e esquecem definitivamente que são os clientes “que pagam as contas”. Contudo, também existe uma parcela de empresários que simplesmente não sabe como fazer uma pesquisa simples e efetiva.

 

Se este for o seu caso, comece a utilizar o nosso questionário. Você pode encontrá-lo no final deste artigo. Crie uma rotina (processo) dentro do seu salão para garantir que TODOS os seus clientes recebam este formulário durante a visita ao seu estabelecimento.

 

 

Por que a opinião do cliente é fundamental?

  1. Entender o que os seus clientes gostam em seu salão permitirá a você fazer mais disso, só que cada vez melhor;

  2. Descobrir suas falhas de verdade (e não somente deduzir o que deu errado);

  3. Descobrir novas ideias lhe permitirá entregar experiências cada vez melhores para os seus clientes.

Gostamos de acreditar que as nossas decisões de compra são feitas de forma consciente e racional, porém diversos estudos psicológicos mostram que estamos longe disso. Muitas de nossas decisões são inconscientes e emocionais.

 

Logo, coletar constantemente este feedback dos clientes irá te apresentar um “mundo de possibilidades”. Aproveite para aprender, melhorar e se diferenciar da concorrência um pouco a cada dia. A excelência está no hábito de se procurar fazer 1% melhor a cada dia.

 

Muitos donos de salão questionam os métodos de pesquisas e a subjetividade de algumas informações, porém, no final, esquecem que ALGUMA informação é melhor que ZERO informação.

Comece com o nosso questionário e busque melhorá-lo a medida em que você se sentir mais seguro.

 

 

 

Como Fazer: Passo a Passo

 

 

* Imprima o nosso questionário.

 

* Oriente o seu time da recepção a entregar o formulário impresso com uma caneta na chegada de cada cliente.

 

* Peça que eles orientem o cliente a ir preenchendo a pesquisa a medida em que experimenta cada etapa da prestação de serviço do salão. Informe que não é necessário se identificar, pois o objetivo é coletar respostas honestas e melhorar os processos.

 

* Mantenha uma caixa na recepção e oriente o cliente a depositar o formulário preenchido antes de ir embora.

 

* Faça esta pesquisa durante 3 meses seguidos. Colete o maior número de informações possíveis de clientes regulares e clientes novos.

 

 * Coloque no seu calendário de atividades a repetição deste processo a cada 6 meses. Desta forma você garante 3 meses de coleta de informações e 3 meses de esforços concentrados para as melhorias ou novas ideias.

 

Um fato é que muitos clientes não gostam de preencher pesquisas e vão continuar não gostando ou não preenchendo se eles perceberem que nada é feito com as suas opiniões. Portanto, o grande passo final é analisar os resultados e agir.

 

Monte uma planilha simples de excel com todos os resultados e feedbacks em colunas. Crie 4 colunas adicionais chamadas Prioridade, Ação, Data e Responsável. Classifique de 1 a 5 a prioridade na resolução daquele problema ou feedback. Na coluna Ação, informe o que será feito, e nas colunas Data e Responsável, quando e quem vai executar a ação.

 

Depois de postar esse artigo, vi um vídeo muito divertido que fala de como a idéia de relaxamento ao ir no salãod e beleza, não passa de uma ilusão nos dias de hoje. Uma vez que muitas pessoas saem ainda mais estressadas do salão do que quando entraram.

 

QUAL É A EXPERIÊNCIA que sua cliente tem ao vir NO SALÃO DE BELEZA?

Você já parou para pensar em qual está sendo a experiência da sua cliente ao ser atendida por você?

 

Quando assisti esse vídeo, foi inevitável não pensar nisso, ainda que seja um vídeo engraçado e um tanto escrachado, nos trás essa reflexão. E como o tema do nosso último post no blog foi exatamente, a necessidade de uma pesquisa de satisfação dos clientes, eu resolvi fazer um post perguntando aos meus clientes qual estava sendo a experiência deles com meu atendimento, e com o meu ambiente de trabalho em si. E foi mesmo muito interessante o feedback, convido vocês a fazerem o mesmo. Se quiserem pode dar uma espiada e compartilhar com seus amigos e clientes para saber como VOCÊ está indo também. Fique a vontade, segue o link abaixo desse post especifico. Espero que ajude, esse é o intuito sempre.

 

Um forte abraço a todos!

 

Link post facebook: https://www.facebook.com/cesar.pvalle/videos/vb.1266336659/10208158738987313/?type=2&theater

 

 

Fonte:

http://blog.salaovip.com.br/por-que-voce-precisa-conhecer-os-seus-clientes/

Please reload

CATEGORIAS DOS ARTIGOS

ULTIMOS POST'S

Por que o Blog existe

December 17, 2016

1/8
Please reload

OUTROS ARTIGOS
Please reload